Saudações aos viajantes, aqui quem fala é o argonauta do século XXI. Ao contrário dos meus companheiros gregos eu não sou um desbravador de oceanos ainda. Nesse blog eu vou navegar no espaço virtual e trazer os assuntos mais interessantes que encontrar; junto com essas "especiarias" vamos discutir temas da atualidade e ainda vou deixar um lugarzinho para publicar meus textos literários. Espero que curtam e visitem sempre.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Inspiração



Segundo o dicionário: Ação de inspirar ou ser inspirado. / Ação pela qual o ar penetra nos pulmões: o homem adulto, em repouso, faz 16 inspirações por minuto. / Fig. Conselho, sugestão: agir por inspiração de. / Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina. / A força inspiradora; o estro: poeta de grande inspiração. / Coisa inspirada.

Para nós artistas significa bem mais que isso. Inspiração para mim é um sentimento indescritível, no entanto pela própria natureza artística de nosso ser tentamos constantemente traduzi-la em música, pintura, escrita... Enfim em todas as possibilidades que encontramos. A ironia está no fato de que nenhuma manifestação artística, por mais magistral que seja, consegue se equiparar a uma alma verdadeiramente inspirada. Nem a Guernica de Picasso, nem o Hamlet de Shakespare, nem as notas de Bethoven podem transmitir para o receptor o que o artista sente ao ser atingido intensa e repentinamente pela fagulha que iniciará todo o percurso da chama da criação.

Muitas vezes caminhando pelas ruas eu observo um fato ou talvez sinto um cheiro ou ouço uma conversa que me fazem tecer toda uma narrativa em minha mente, mesmo que ela só fique ali guardada. A simples manifestação da criatividade depois de um pequeno estímulo já é gratificante, embora a alma artística clame a todo momento por criação, execução. Inúmeros foram os textos que emergiram para um ponto mais claro na minha mente e em seguida mergulharam de volta nos labirintos do sub-consciente sem ao menos deixar pistas de seu rumo.

Há também outra maneira deliciosa de inspirar-se, através das pessoas. Vidas, ações, gestos e personalidades são um ambiente rico para o nascimento da arte. E pessoas inspiradoras geralmente são incríveis! Não há dúvidas de que esse é o meu caso, fui inspirado por uma pessoa. O curioso é que esse laço é extremamente fullgas e parece-me leviano "investir" numa inspiração que não fornece nenhuma garantia. Mas e daí? Não há nada a perder no momento e o velho ditado é válido: a vida é muito curta.

sábado, 10 de julho de 2010

Parafraseando

Sabe quando você tem milhões de coisas super importantes pra fazer e aí resolve fazer uma bem inútil, tipo atualizar o blog? Pois é ainda bem que está acabando. Um dos semestres mais tensos na faculdade com certeza, mas de forma alguma desanimador. Quanto mais conheço meu curso mais me sinto Biomédico. Não sei como eu não quis ser pesquisador desde criança, é uma carreira que tem tudo a ver comigo! Mas o post não é pra falar do meu curso, na verdade nem eu sei bem o que quero dizer nesse post. Só estava sem vontade de cumprir minhas obrigações iminentes e me sentindo extremamente culpado por ter deixado o blog as moscas. Ultimamente (na verdade um período bem mais longo que isso) não tenho escrito nada que preste e isso me deixa meio triste, talvez o problema seja só tempo mesmo. Acho que a dificuldade maior é encontrar seu próprio estilo; volta e meia me pego imitando (ou melhor tentando imitar) as metáforas de Clarice ou as descrições ricas de José de Alencar, mas onde está a minha personalidade literária? Afinal eu sou ou não um escritor vencedor de um concurso internacional de literatura? Claro que sou!!!! Tenho que lembrar a mim mesmo disso e conseguir me organizar (essa missão impossível nem o Tom Cruise resolve) pra ter tempo de escrever de novo. O ditado se comprova mais uma vez: Sou Brasileiro e não desisto nunca!