Saudações aos viajantes, aqui quem fala é o argonauta do século XXI. Ao contrário dos meus companheiros gregos eu não sou um desbravador de oceanos ainda. Nesse blog eu vou navegar no espaço virtual e trazer os assuntos mais interessantes que encontrar; junto com essas "especiarias" vamos discutir temas da atualidade e ainda vou deixar um lugarzinho para publicar meus textos literários. Espero que curtam e visitem sempre.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O que estou lendo

Na verdade o título do post deveria ser "o que acabei de ler", já que já lí os dois livros que vou comentar aqui e ambos foram em um dia. Os dois livros são do meu autor predileto (que já foi citado aqui) Jorge Amado. O primeiro que vou falar foi o segundo que lí e foi "A descoberta da América pelos turcos". Tem um prosfácio de José Saramago no livro e é claro que a minha crítica não vai se comparar a dele, mas eu vou tentar passar com muita sinceridade as minhas impressões sobre o livro. Esse romance foi escrito por encomenda do governo italiano para a comemoração dos 500 anos de "descoberta" da América e foi um dos últimos livros escritos pelo baiano. A história conta a chegada de dois árabes na Bahia e seu posterior estabelecimento no sul do estado e ainda a saga do "desposamento" de Adma, filha primogênita e feia (ou melhor intragável) de um comerciante árabe quase falido. Como Saramago diz no prosfácio a aparente desinibição mascara a mais pura inocência do romance, porque na verdade todas as "baixarias" e outras coisas relatadas no livro fazem parte da natureza humana. Eu gostei do livro, mas não diria que é um dos melhores que já lí dele. Talvez pelo fato de ser encomendado tenha tirado um pouco da magia (mas muito pouco mesmo). O que achei mais engraçado foi a ácida crítica que o autor faz aos europeus e aos italianos em especial sendo o livro uma encomenda da Itália. Bom, quem quiser conhecer mais pode comprar o livro que vale muito a pena, mas, caso seja o primeiro livro do autor que leia, não se baseie nele para julgar a obra de Jorge como um todo.
O outro livro que lí desse autor esse mês foi "A morte e a morte de Quincas Berro D'água" essa novela foi escrita pelo autor em uma semana a pedido de um amigo e é muito interessante. Conta a história de Quincas e suas três mortes ao total; Quincas era um pai de família respeitável que em vida decidiu chutar o pau da barraca e se tornou um dos vagabundos mais conhecidos de Salvador. Quando ele morre a família vê uma chance de restituir sua fama imaculada, mas acabam surgindo duas versões de sua morte e até hoje ninguém sabe qual é a verdadeira. Sobre esse fato Jorge disse que nas ladeiras do pelourinho "ressucitou Quincas Berro D'água", ou seja, na visão do autor o personagem enganou a morte com o gingado de um típico malandro soteropolitano. Então mesmo em morte Quincas não voltou a ser aquilo que a família desejara (na minha opinião). Eu opinei no site do escritor sobre o romance e o meu comentário pode ser visto no link aí em cima. Gostei mais desse livro do que do último que falei aqui e se for pra comprar só um recomendo esse.
Por enquanto eu não vou ler outro do Jorge Amado porque estou esperando para comprar o próximo livro no relançamento que está tendo, mas vou continuar postando aqui os livros que estou lendo. O último que postei aqui terminei de ler esse mês também (o vermelho e o negro). No geral é um bom livro e vale a pena ler, mas não foi tão bom que eu esperava. A melhor parte é o fim quando o protagonista é preso e descobre o que é liberdade dentro da prisão.

Nenhum comentário: