Saudações aos viajantes, aqui quem fala é o argonauta do século XXI. Ao contrário dos meus companheiros gregos eu não sou um desbravador de oceanos ainda. Nesse blog eu vou navegar no espaço virtual e trazer os assuntos mais interessantes que encontrar; junto com essas "especiarias" vamos discutir temas da atualidade e ainda vou deixar um lugarzinho para publicar meus textos literários. Espero que curtam e visitem sempre.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O que acabei de ler






Os últimos livros que lí são bem diferentes entre si, mas eu sou eclético e leio (quase) tudo. O primeiro que terminei foi "Entrevista com o vampiro" da Anne Rice. Esse livro inspirou o filme homônimo e deu grande reconhecimento a autora americana. Bom eu ví o filme antes de ler o livro e ele foi uma das razões pra eu querer lê-lo. Eu fiquei meio decepcionado pq gostei mais da versão Hollywoodiana da obra da Anne exceto na construção das personagens porque ela fez um ótimo trabalho nessa parte. A narração é quase toda em primeira pessoa porque a história trata de um vampiro que dá uma entrevista a um garoto contando toda a sua vida e revelando vários segredos do mundo dos vampiros. A criação desse mundo pela imaginação da autora e admirável; toda a criatividade e minunciosidade empregada impressionam apesar do pouco que é revelado acerca desse assunto nesse que foi o livro de estréia de Rice. O personagem principal, Louis, é enfadonho em algumas partes do livro ele se questiona a todo tempo, se castiga e está sempre a procura de algo. Ele não consegue aceitar sua condição de vampiro e ao mesmo tempo não consegue abandoná-la e a trama gira basicamente em torno de suas introspecções psicológicas ao longo da vida. A personagem que mais me chamou atenção foi Cláudia uma menina que acaba sendo transformada em vampira e passa a viver com Louis e com a frustração de ser imortal no corpo "inútil" de uma criança. Lestat, o vampiro que transforma Louis no começo da história, também merece ser citado por sua importância no livro, mas ele não foi um personagem que me atraiu; pra mim faltou profundidade e um melhor desenvolvimento dele. Apesar de tudo eu recomendo o livro sim e pricipalmente o filme, pra quem gosta desse tema de vampiros eles são ótimos e a autora é uma das principais do meio.





O segundo que terminei foi "Amy Winehouse biografia" do Chas Newkey-Burden. Eu não gostei muito porque o autor fez mais um pout-pourri de críticas, relatos de testemunhas, e outros tipos de textos relacionados a Amy, então sua vida não foi o foco (como eu esperava numa biografia) e sim a sua carreira que ocupa a maior parte do livro. Muitas das coisas que foram ditas eu já sabia por acompanhar o trabalho da artista então o livro me acrescentou pouco a respeito de Amy. Pra quem não conhece essa cantora (você esteve em coma?) polêmica e muito talentosa e quer conhecer pode até comprar o livro porque está baratinho, mas eu não recomendo. Com certeza serão lançadas outras biografias dela no futuro e espero que outras sejam melhores.





O último livro que lí recentemente foi "Mar morto" do meu autor preferido, Jorge Amado. Obviamente eu achei o livro ótimo. Muito bom e muito triste também. Ele conta a história de Guma e Lívia, mas mais que isso conta uma história de luta e vida de pescadores de Salvador e do mar. O mar que inspira a tantos em várias épocas, mas nenhum como Jorge. Guma é o personagem principal e é um pescador prodígio que foi criado pelo tio, sua vida corre normalmente como qualquer outro pescador da região, até que durante uma festa no cais ele vê Lívia e se apaixona e não descansa enquanto não a conquista. O livro, junto com outro do Jorge que eu já citei aqui ("A descoberta da América pelos turcos") inspiraram a novela "Porto dos milagres" que eu também fui fã, antes mesmo de conhecer a obra de Jorge Amado. Bom eu sou um mero bloggeiro para resumir uma obra tão incrível como essa, mas o fato é que o livro é realmente muito bom e quem ler não vai se arrepender principalmente pelo final.

Um comentário:

R@mon_Vitor disse...

Opa...
Diferente memso desses ai só conheço o Entrevista com o vampiro que é ótimo.

Feliz 2009.

Até mais.;