Saudações aos viajantes, aqui quem fala é o argonauta do século XXI. Ao contrário dos meus companheiros gregos eu não sou um desbravador de oceanos ainda. Nesse blog eu vou navegar no espaço virtual e trazer os assuntos mais interessantes que encontrar; junto com essas "especiarias" vamos discutir temas da atualidade e ainda vou deixar um lugarzinho para publicar meus textos literários. Espero que curtam e visitem sempre.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Eterno Carioca

O aniversário do Rio foi anteontem e, por problemas técnicos, eu não pude postar antes. Eu não sei o que o resto do Brasil pensa da minha cidade, deve ser estranho ver no jornal notícias sobre a violência e, logo em seguida, sobre a beleza carioca; muitos devem ter medo ( uma amiga me disse um dia que os primos mineiros dela não queriam visitar o Rio porque todo dia tinha bala ), é normal, os próprios moradores têm, mas nada mais que qualquer habitante de cidade grande teria. Embora esse tema gere muito assunto, eu não quero falar dos contras hoje e sim dos prós do berço da bossa nova. Nem sempre eu fui um apaixonado pelo Rio assim, acredito que só me tornei carioca mesmo depois de me mudar para a zona sul. Para os habitantes daqui essa região produz opiniões controversas, dizem que só tem metidinhos aqui, reclamam do trânsito, falam que nunca viriam para cá. Meu recado para 98% dessas pessoas é o seguinte: "quem desdenha quer comprar". Antes de morar aqui era como se não conhecesse a cidade de verdade só sabia do meu bairro e olhe lá. Não imaginava a riqueza cultural, histórica e intelectual que estava ao meu dispor; Aqui encontrei pessoas interessadas e interessantes ( o melhor tipo de pessoa para conhecer) e, é claro, as belezas com que a guanabara foi abençoada. Foi uma experiência ótima descobrir uma cidade borbulhando na minha frente. O que mais me impressionou nesse ambiente novo foi a diversidade nas pessoas, de onde eu vim todos pareciam iguais e quando não pareciam queriam ser como os outros; ninguém tinha a ousadia de expressar a individualidade para não ser excluído. Além disso ninguém tinha grandes ambições na vida. Pra mim a zona sul é uma síntese do Rio de Janeiro. Pode-se ver o melhor e o pior da cidade nesse espaço delimitado pelo mar e pelos morros. Eu costumo dizer que sou privilegiado porque moro num paraíso. Não acho que é exagero já que uma vez um grupo de turistas japoneses tirou as roupas e começou a correr na praia de copacabana acreditando estarem no céu. É claro que o Rio não é perfeito, tem muitos problemas, mas muitas soluções também, só falta colocar em prática. Apesar de todos os defeitos não trocaria essa cidade por nada, sinceramente, não poderia ir para outro lugar mesmo que fosse cem vezes melhor. Foi por todo esse amor que sinto por esse lugar que escolhi colocar guanabara no meu nome artístico, para expressar esse sentimento e chamar atenção para a situação da nossa baía que está tão poluída. Bom, para aqueles que não tem o prazer de viver aqui eu coloquei algumas fotos da primeira vez que fui ao pão de açucar, que é maravilhoso, mas é claro que elas não estão a altura da beleza do lugar só ao vivo pra saber mesmo; e parabéns a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro você merece mais.


Raphael da Guanabara




Nenhum comentário: