Saudações aos viajantes, aqui quem fala é o argonauta do século XXI. Ao contrário dos meus companheiros gregos eu não sou um desbravador de oceanos ainda. Nesse blog eu vou navegar no espaço virtual e trazer os assuntos mais interessantes que encontrar; junto com essas "especiarias" vamos discutir temas da atualidade e ainda vou deixar um lugarzinho para publicar meus textos literários. Espero que curtam e visitem sempre.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O que estou lendo

Essa postagem é pra compartilhar com vocês os livros que eu estou lendo. Agora estou com um clássico: o vermelho e o negro. Ele conta a história de Julien e é baseado em fatos reais. Julien é um camponês dotado de uma inteligência incrível que é contratado por uma família muito rica para, em termos atuais, ser babá das crianças e ensinar-lhes latim. Ele está estudando para se tornar padre, embora sua verdadeira ambição esteja no exército. Durante a trama o jovem seminarista acaba se envolvendo com sua patroa e isso da origem a várias reflexões introspectivas e ao desfecho da história, mas eu ainda não cheguei nessa parte. Pra falar a verdade só estou no começo, mas já li a biografia do autor que está no livro e isso foi o que mais me interessou. Pra começar seu nome não era Stendhal, e sim Henry Beyle, e isso era uma característica de sua personalidade; ele era um mentiroso compulsivo (dizem que foi por causa de sua infância) nunca assinava com seu próprio nome. Já encontraram mais de duzentos codinomes que o autor usava. Suas cartas estavam sempre endereçadas de forma errada. Se estava em um lugar dizia que estava em outro apenas por diversão. Quando estava cansado da vida decidiu suicidar-se, mas no dia da ação um amigo o faz uma visita e percebe uns papéis em cima da mesa. Indagado sobre o manuscrito Henry diz que é uma novela que pretendia escrever chamada Julien, o amigo olha o que havia sido escrito e, animado, tenta persuadir Henry a terminar o trabalho; convencido de que valia a pena acabar de escrever o autor risca o título e escreve Le rouge et le noir no lugar dele. Até hoje esse novo título intriga os estudiosos, mas ninguém sabe ao certo o que Henry quis dizer com ele.
Bom, é isso que estou lendo no momento se gostaram do livro e quiserem me acompanhar vai ser muito interessante poder debater sobre ele depois. E, pra quem já leu, diga o que achou da descrição que eu coloquei aqui.

Nenhum comentário: